Prefeito

José Waldoli Filgueira Valente, 72 anos de idade, nascido em Pacovatuba, Distrito de Juaba, Cametá-PA. Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Filho de Osvaldo Porfírio Valente e Olívia Filgueira Valente.

Sua vida acadêmica se iniciou ainda em Pacovatuba, mas logo mudou-se para Cametá, onde cursou o ensino fundamental na Escola Dom Romualdo de Seixas e o ensino médio no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Depois de formado em Matemática, começou a lecionar em 1968 e mesmo estando envolvido no mundo político sempre procurou conciliar as duas funções, de acordo com as suas possibilidades.

Sua trajetória na politica é alicerçada no compromisso com a população, na sua integridade incontestável e no amor pelo seu trabalho como gestor público. Marcas que o proporcionaram grandes conquistas. Foi eleito por quarto vezes como prefeito, vereador e deputado estadual, como será relatado a seguir.

O ingresso na vida política se deu através de um convite feito pelo então Prefeito da época, o senhor Alberto Móia Mocbel (figura ilustre da história e cultura cametaense), para participar das eleições de 1972, como candidato a Vereador, Waldoli aceitou e ganhou as eleições como o vereador mais votado daquele momento. Passado quatro anos como vereador, Waldoli recebeu um novo convite do senhor Alberto Móia Mocbel, mas agora para ser seu Vice-Prefeito, nas eleições que se seguiriam, eleitos, governaram o município por seis anos.

Devido ao seu trabalho, respeito e compromisso com o povo , Waldoli Valente foi eleito Prefeito pela primeira vez, em 1982, onde governou Cametá por mais  seis anos. Por volta, de 1990, Waldoli Valente, volta ao cenário político, mas dessa vez concorrendo como Deputado Estadual, nessa disputa conquistou um grande feito, motivo de muito orgulho, foi eleito somente com os votos do eleitorado cametaense, que sempre prestigiou seu trabalho e mais uma vez lhe deu provas de lealdade.

Em 2004, Waldoli volta a concorrer o cargo de Prefeito de Cametá e mais um vez saí eleito, com uma votação expressiva, fruto de uma belo trabalho que fora feito em Cametá. Já em 2008, a conquista foi ainda maior, Waldoli Valente conseguiu ganhar as eleições e se tornou o Primeiro Prefeito da história de Cametá, que foi reeleito.

Passado esse mandato, mesmo sendo muito prestigiado e com um trabalho reconhecido e incontestável pelo povo cametaense, Waldoli não tinha mais intenção de pleitear novamente o cargo de Prefeito de Cametá, só que por volta de 2014, foi convidado novamente à concorrer nas eleições em 2016, e assim o fez, por amor a sua cidade e ao seu povo,  aceitou o convite e foi eleito novamente, sendo sua quarta vez a ocupar o cargo de maior gestor do Município de Cametá.

Desde seu primeiro mandato, até hoje nesse novo governo, o Prefeito, vem sempre buscando se reciclar e trazer melhorias para a população cametaense, bem como para a Cidade de Cametá, e já foi e ainda é, responsável por grandes obras e feitos no município, como por exemplo: A construção do maior projeto de esgoto e drenagem pluvial; Melhoramento da mobilidade urbana, com implantação de broquetes em aproximadamente 40 km de ruas de Cametá; Promoveu a renovação paisagística da cidade, com reformas em Praças abandonadas, como a Praça Joaquim Siqueira, que na época era tomada por vendedores que sofreram com o incêndio da feira (fato histórico para o povo cametaense) e recebeu uma cara nova; Construção de mais de 120 prédios escolares no decorrer de seus mandatos consecutivos; Semáforos foram instalados pela primeira vez em Cametá, proporcionando um trânsito mais consciente. O prefeito Wadoli em todos os seus mandatos preza por honrar seus compromissos de pagamentos com todos os seus funcionários de modo geral, antes da data de vencimento.

Nesse novo mandato decorrente, Cametá está progredindo cada vez mais, um novo cenário se instalou graças a força e a credibilidade do Governo Waldoli Valente, já são muitas emendas que a cidade tem recebido nos últimos tempos, de Deputados das esferas federais e estaduais e, de variados partidos, que irão trazer consigo muito mais avanço para a cidade. Com essas ajudas, está sendo possível, asfaltar as ruas de Cametá, são 8 km de asfalto que já estão sendo implantados nas ruas e mais 5 km que em breve estarão com os serviços iniciados; O cais da cidade que sofria com o abandono, agora será reconstruído  e totalmente reformado; Veículos e motos novos já se encontram no município para ajudar nos trabalhos das secretarias, e outros ainda irão chegar, várias ambulâncias, máquinas pesadas e muitas outras conquistas.

Diante disso, o Prefeito Waldoli espera, deseja e vai trabalhar para trazer cada vez mais, boas novas para o povo cametaense.


Acessibilidade
Acessibilidade