Sobre o Município

Cametá é um município do Estado do Pará, no Brasil, localizado à margem esquerda do Rio Tocantins, num espaço que compreende cerca de 3km de extensão. Sua população estimada de acordo com o último censo era de 134.100 habitantes. A cidade de Cametá limita-se ao norte com o município de Limoeiro do Ajuru, ao sul com Mocajuba, ao leste com Igarapé Mirim e ao oeste com Oeiras do Pará. Fica numa distância de aproximadamente 150 km em linha reta da capital paraense.

Chega-se a Cametá, por meio dos rios e pela estrada. Existem linhas de ônibus que fazem esse trajeto diariamente, em aproximadamente 4 horas de viagem, alternadas entre barco e ônibus. Já para quem preferir ir de carro particular, tem que pegar 2 balsas durante o percurso, pois a cidade fica do outro lado do rio.

Cametá foi fundada em 24 de dezembro de 1635, sendo uma das cidades, mais antigas da Amazônia. A palavra Cametá é de origem Tupi e deriva de “Cáa”(mato floresta) e “Mutá ou Mutã”, uma espécie de degrau instalado em galhos de árvores feitos pelos índios para esperar a caça ou para morar, logo, Cametá, numa tradução livre significa “Degrau no mato”.

A cidade de Cametá, além de estar cercada pela bela natureza amazônica e ter um povo simpático e hospitaleiro, possui uma grande riqueza cultural, marcada pela mistura de várias etnias: indigena, francesa, portuguesa, e tais influências são nitidamente visíveis no jeito de ser cametaense que chama a atenção: a forma de falar, cantar, dançar e vestir.

A culinária cametaense também é outro ponto forte da cultura, com uma influência em seus pratos regionais marcada pelos indigenas, como o saboroso “mapará com açaí”, peixe mais popular da região, que também é fonte de renda de muitas famílias cametaenses.


Acessibilidade
Acessibilidade