Cametá segue fazendo história e mais uma vez é destaque no Estado do Pará. Um estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), associação que representa os 5.200 municípios brasileiros, aponta que Cametá é o 2⁰ melhor município do Estado do Pará em ajuste fiscal, ou seja, um dos poucos municípios do Pará que gasta menos do que arrecada. Isso só vem confirmar o quanto o município progrediu em pouco mais de 2 anos de gestão do Prefeito Victor Cassiano.
De acordo com Victor Cassiano, essa informação chega para selar o trabalho da atual gestão, que trabalha para manter as contas em dia e, principalmente, busca balancear a receita para que todos os compromissos sejam cumpridos dentro do prazo estabelecido.
Um exemplo disso, é a dívida de R$ 400 milhões de reais deixada pela gestão anterior junto ao INSS, que deixou Cametá na cota dos endividados (uma espécie de SPC dos municípios com pendências), impossibilitando-o de receber repasses do governo federal. Ao assumir em 2021, o prefeito buscou negociar os débitos e desde então, mantém o pagamento em dia. Com isso, está apto para receber os repasses e firmar convênios nas esferas estadual e federal.
Sobre o estudo do CNM, o prefeito afirmou que cumpre com as obrigações de administrar o município. E que esse resultado é o reflexo de um trabalho árduo de toda uma equipe.
“Isso é fruto da estratégia de conter o endividamento do município e pagar a dívida pública herdada do passado. Parabéns pelo trabalho da Procuradoria, Secretária de Finanças, Administração e Contabilidade”, declarou o prefeito Victor Cassiano.