Programa Nacional de Prevenção a Corrupção

Considerada um dos maiores desafios da sociedade brasileira, a corrupção traz consequências desastrosas no campo social e econômico, consumindo mais de 2% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 200 bilhões por ano no Brasil. Para combater o problema, foi lançada mais uma iniciativa de enfrentamento deste mal: o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), estratégia que pretende levar conhecimento aos gestores, orientando-os na promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade.

A Prefeitura Municipal de Cametá, por meio da Controladoria Geral do Município – CGM, aderiu ao PNPC, uma iniciativa de importantes órgãos de controle e fiscalização externa como Tribunal de Contas da União – TCU, Controladoria Geral da União – CGU, Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, Confederação Nacional dos Municípios – CNM, dentre outras.

Com a adesão ao programa, o município de Cametá recebeu o selo de participação, que é um importante passo para a implementação efetiva de boas práticas de gestão, que promoverão atitudes mais eficientes e proativas para preservar os recursos públicos e prevenir que sejam desviados dos seus propósitos.

São 5 mecanismos de combate a fraude e corrupção que serão implementados na gestão municipal: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada mecanismo está associado a um conjunto de práticas, normativos, documentos e atividades no seu nível mais operacional, que contribuirão para que o prefeito tenha mais segurança em suas decisões.

Clique aqui para visualizar