De 08 a 12 de novembro, Cametá foi palco de diversas manifestações culturais, literatura e muito aprendizado. A I Festa Literária Cametaense, que é uma extensão da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, proporcionou aos mais de 10 mil visitantes que passaram pelos estandes dos livros, dos artesanatos e assistiu as apresentações no palco principal, um misto diversão e conhecimento.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura de Cametá (Funcult) com apoio da Secretaria Estadual de Cultura e reuniu escritores, poetas e uma extensa programação cultural em cinco dias de evento. O objetivo é fomentar a literatura como forma de expressão cultural, além de incentivar o hábito da leitura e engajar a comunidade local em um evento literário.
“É um momento importante para a cultura de Cametá, agradecemos o esforço de todos os servidores envolvidos, a participação da população, da comunidade estudantil e dos artistas e escritores por terem abrilhantado este evento”, declarou o Secretário de Educação e Vice-Prefeito, Ênio de Carvalho.
A programação incluiu ainda, uma homenagem aos escritores locais Ângela Vasconcelos e Miguel Ângelo, ao escritor Salomão Larêdo e a escritora infantil, Heliana Barriga. E no palco Multivozes foram debatidos temas como: Vozes da Diversidade, Inclusão e da Baixada; Vozes da Infância e da Cultura de Paz; Vozes do Tocantins e Vozes da Democracia e do Clima.
“Sou escritor cametaense, do Baixo Tocantins, do Pará, da Amazônia, do Brasil para o mundo. Eu acredito que através da educação e cultura que o povo se desenvolve. Um evento como este é de muita importância porque é aqui que estão os livros, os autores, os alunos, professores, a pesquisa, a evolução. Mas, sobretudo, a amizade e a delicadeza que é o cametaense uns com os outros”, destacou o escritor Salomão Larêdo.
De acordo com a presidenta da Funcult, Sara Sassim o evento foi uma experiência muito importante para o município de Cametá e para o público que visitou a Feira. “Foram cinco dias de muita cultura com a participação da comunidade de toda região, alunos, escritores, os parceiros e a gestão do prefeito Victor Cassiano fazendo a diferença. Já estamos ansiosos para a realização da II Feira Literária do Baixo Tocantins”, concluiu a presidenta.
E para encerrar a programação a Orquestra Amazônia Jazz Band levou para o público muita música.