A cidade de Cametá vive momentos intensos de mudanças e transformações nesses quase 18 meses de gestão. O trabalho do Departamento de Trânsito segue por toda a cidade. Uma dessas mudanças e melhorias na vida urbana que é demonstração de respeito à segurança e vida do cidadão, é a sinalização de trânsito que a cidade está recebendo nos últimos dias.
Vias urbanas sinalizadas informam e orientam os usuários na circulação diária pelas ruas e avenidas. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc. compõem a sinalização de trânsito.
Nessa perspectiva, com o objetivo de assegurar condições de fluidez e de segurança nas vias, em consonância com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) (Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997), o DEMUTT (Departamento Municipal de Trânsito) do município de Cametá, tendo à frente do Departamento João Batista Novaes Ribeiro, está realizando um grandioso investimento na sinalização urbana, na ordem de R$ 715.000,00, ou seja, é o maior investimento do Baixo-Tocantins nesta categoria.
As atuações e investimentos maciços do departamento desde janeiro de 2021 tem vários objetivos, entre os quais a redução significativa de acidentes e infrações. Para isso, o DEMUTT dispõe de 26 agentes com presença ativa nas fiscalizações e autuações, além da divisão EDUTRAN (Educação para o Trânsito). A instituição se desdobra para tentar controlar e fiscalizar uma frota de mais de 30 mil veículos automotores.
Nos levantamentos estatísticos realizados pelas autoridades de trânsito em Cametá tendo como base dados da UPA-24 horas Dr. Haroldo Martins e Hospital Regional de Cametá, concluiu-se que em 2020, em plena pandemia, houveram 1.993 registros de acidentes; Em 2021, 1.212, redução significativa de 39,2%. Acidentes com mortes reduziram de 13 (2020) para apenas 1 (2021).
Essas reduções se tornaram animadoras e possibilitaram mais investimentos pela Prefeitura de Cametá com a parceria estabelecida com o Governo do Estado que investiu nesta temporada R$ 715.000,00 e irá possibilitar a sinalização de grande parte das ruas mais movimentadas da sede do município e, com isso, orientar melhor os condutores veiculares e pedestres.
“Segurança no trânsito é tratada com prioridade na nossa gestão. A Prefeitura segue investindo em sinalização, diminuindo o número de acidentes. A faixa de pedestres é extremamente importante, pois garante a segurança das pessoas que estão realizando a travessia. Da mesma forma as demais sinalizações horizontais. Estamos intensificando os serviços de sinalização, contemplando vários pontos críticos com riscos de acidentes pela cidade totalizando mais de 8 Km de trechos de vias. É o maior investimento da história de Cametá em segurança viária, lembrando que esse nosso projeto iniciou em 2019 quando ainda estávamos à frente do DETRAN e se materializa nesta gestão, mas virão mais melhorias até 2024.”, completou João Novaes.
As ruas que serão contempladas são: Rua Coronel Raimundo, Rua 13 de maio, Rua 15 de novembro, Rua Frei Cristóvão de Lisboa, Rua 23 de Novembro (da Tv. Padre Antônio Franco até a TV. Benjamin Constant), Av. Gentil Bittencourt, Av. Cônego Siqueira, Rua Jeremias Rodrigues.
As Travessas: Tv. João Augusto c/ Av. Inácio Moura; Tv. João Augusto c/ Jeremias; Tv. João Augusto c/ Adilson Machado; Tv. José Bonifácio da Rua 15 de Novembro até a Rua tv. 07 de Setembro da Rua 15 de Novembro até a Rua Ivo Gaia; Tv. Floriano Peixoto (da rua frei Cristóvão de Lisboa até a rua Adilson machado); tv. Feliciano coelho da rua frei até a av. Tv. Gentil Bittencourt; Tv. Cônego Miguel Inácio (da rua frei até a av. Gentil Bittencourt); Tv. Benjamin Constant (da Rua Coronel Raimundo Leão até rua São João Batista); Tv. Dom Romualdo de Seixas (da rua São João Batista até a 23 de novembro); Tv. Ângelo Correa (da Rua Frei Cristóvão até a rua 23 de Novembro); Av. Inácio Moura (Tv João Augusto até a Praia da Aldeia); Tv. Prudente de Moraes; Tv. Marques de Pombal; Tv. Enéas Martins (Cônego Siqueira até a coronel); tv. Enéas Martins (coronel até a 23 de novembro).