O município de Cametá, foi contemplado com a campanha de doação de sangue “Vidas por Vidas”, realizada no último sábado (11) em uma parceria da Prefeitura Municipal, Fundação Centro de Hometerapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A iniciativa recebeu o apoio de órgãos, instituições e a população que entendeu a importância de doar sangue para salvar vidas, além do cadastramento para se tornar um doador de medula óssea. O projeto bateu a meta inicial de coletar 150 bolsas de sangue.
O comandante do Tiro de Guerra-Cametá, Sargento Maicon Silva participou da ação com um grupo voluntário de 40 atiradores. “É um ato de humanidade, é um ato cívico e não podemos deixar de participar”, afirmou o comandante.
De acordo com a diretora do Hemopa Abaetetuba, Alana Cruz, esta é a primeira vez que o centro realiza uma ação externa dessa natureza. “Estamos levando amor e esperança para as pessoas que estão aguardando por uma bolsa de sangue em um leito de hospital”, declarou Alana.
A profissional de educação física, Eliziane Vulcão, doadora há mais de 20 anos, lembrou que a iniciativa de trazer uma equipe em Cametá é uma excelente oportunidade para quem quer doar e não tem como se deslocar até o Hemopa de Abaetetuba. “Sou doadora e aproveitei para fazer a doação. É simples, rápido e salva vidas”.
Para o Secretário de Saúde do município, Klenard Ranieri, Cametá foi a primeira cidade a receber a equipe do Hemopa fora da capital para a coleta de bolsas de sangue. “Este é um momento muito importante para nosso município. Tivemos a aceitação da população e conseguimos bater a meta. No segundo semestre queremos continuar com esse projeto em uma campanha muito maior”, concluiu o secretário.