Conferencia Municipal de Saúde debate o fortalecimento do Sistema de Saúde com representantes de entidades local, estadual e federal em Cametá

Na manhã de quarta-feira, dia 17, o Conselho Municipal de Saúde, reuniu líderes, profissionais da saúde e autoridades para debater estratégias, propostas e desafios no setor, na I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com objetivo de aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos no município.
O evento contou com a participação do prefeito, Victor Cassiano; do vice-prefeito e Secretário de Educação, Ênio de Carvalho; do Secretário Municipal de Saúde, Charles Tocantins; Superintendente do Ministério da Saúde Estadual, Delcimar Viana e demais autoridades do setor, consolidando e como um marco crucial para o fortalecimento do sistema de saúde da região.
O prefeito, em seu discurso, salientou a importância do evento e destacou que a saúde tem avançado muito nos últimos anos com a construção de UBS’s; entrega de ambulanchas e ambulâncias; contratação de médicos, atendimentos com a UBS Fluvial, entre outros serviços.
“Estamos trabalhando muito para melhorar a saúde, pela valorização dos servidores e qualidade nos serviços prestados. Acredito que já conseguimos muitas conquistas nestes três anos de governo, mesmo sabendo que ainda há muito a ser feito”, declarou o prefeito Victor Cassiano.
Temas e Debates
Durante o encontro, foram abordados três eixos com temas considerados importantes para o debate e trocas de experiências: “A Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde”; “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático do SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil” e a “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da Saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer”.
Compromissos Firmados
Ao final da conferência, foram estabelecidos compromissos e diretrizes que orientarão as futuras ações da gestão do trabalho e da educação na saúde em âmbito estadual e federal. Esses compromissos incluem investimentos, capacitação profissional, melhorias nas condições de trabalho, fortalecimento da atenção primária e ampliação do acesso aos serviços de saúde.
A realização da Conferência, foi marco importante para o município que reuniu diferentes setores em prol de um objetivo comum: fortalecer e aprimorar o sistema único de saúde e isso vai refletir na qualidade dos atendimentos e serviços de saúde para a população.