A Prefeitura de Cametá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e comissão organizadora, promoveu nesta quinta-feira (09), a Conferência Municipal Extraordinária de Educação. O evento teve como objetivos contribuir para a construção da política de Estado e PNE (2024-2034), visando a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
Participaram do debate, representantes a sociedade civil organizada, professores, gestores escolares, sindicatos, representantes de movimentos sociais, cujo objetivos específicos foram: Subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Educação para o período 2024-2034; Contribuir com a identificação dos problemas e necessidades educacionais da região e suas peculiaridades; Eleger 10 (dez) delegados/as para representar o município na etapa Estadual da CONAE 2024.
Em uma abordagem ampla a Conferência discutiu sete eixos: a garantia de direitos à Educação, direitos humanos, inclusão, diversidade, equidade, justiça social, gestão democrática, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a qualidade de vida no planeta e enfrentamento das desigualdades e da pobreza.
“Esta Conferência é um evento de suma importância porque sinaliza os passos que queremos dar para construir uma educação de qualidade nos próximos 10 anos”, destacou o diretor do departamento Pedagógico, Alexandre Pantoja.
O Secretário Municipal de Educação, Ênio de Carvalho, destacou a importância da conferência diante dos desafios enfrentados na busca por uma educação melhor. “Estamos aqui para promover junto com toda a equipe uma educação de qualidade. E espero que possamos contribuir com o Plano Nacional de Educação, porque temos profissionais capacitados para isso”, concluiu o Secretário de Educação e Vice-Prefeito, Ênio de Carvalho.
Após cerimônia de abertura, o evento seguiu com a palestra Mágna, ministrada pelo Professor Ariel Féldman