A inauguração da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher-DEAM, nesta quinta-feira (09), em Cametá, é uma conquista importante para as mulheres cametaenses e da região do Baixo Tocantins, graças aos esforços da Prefeitura de Cametá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Governo do Estado e deputada Paula Titan que uniram-se em um mesmo objetivo.
A DEAM faz parte da expansão de políticas públicas da administração municipal voltadas para atender mulheres cametaenses em situação de violência, principalmente, no âmbito familiar. Além de reforçar o trabalho e ampliar ações pela vida das mulheres de toda região.
De acordo com a Dra. Amanda Souza, delegada titular da DEAM em Cametá, essa é uma conquista grandiosa. “Sabemos que é um acalento para a população feminina saber que terá um atendimento diferenciado ao buscar por ajuda. Aqui não cabe omissão, estamos aqui para reprimir e punir quem abusa de mulheres, adolescentes e crianças”, enfatizou.
Ao se pronunciar, o vice-prefeito Ênio de Carvalho ressaltou que a violência contra a mulher é algo abominável que a sociedade ainda não conseguiu tirar do seu convívio. “Ainda temos lamentáveis feminicidios em nossa cidade. Não vamos mais tolerar nenhum tipo de violência contra a mulher, seja qual for. Estamos de mãos dadas trabalhando para que este instrumento cumpra com sua finalidade que é proteger as mulheres da violência”, concluiu.
A Delegacia da Mulher será um local de atendimento e amparo onde as mulheres serão acolhidas no momento de fragilidade e desgaste emocional para registrar ocorrências e fazer denúncias contra agressões sofridas, sejam físicas ou psicológicas.