A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secultd), realiza grandes festas nos domingos que antecedem o carnaval oficial de Cametá. As tradicionais domingueiras de pré-carnaval iniciaram em janeiro e seguem até fevereiro. Na programação já passaram grandes nomes da música regional e nacional em uma grande festa para toda a população no maior carnaval da Amazônia.

Aos domingos, a programação inicia com o FoFó da Maisena que se concentra na pracinha do Títio com muita música, brincadeira e alegria com apresentação de palhaços e artistas locais para toda a família.
Neste ano, uma parceria firmada com o Governo do Estado garantiu a realização de shows com artistas nacionais de forma gratuita para a população.

Economia
A expectativa da prefeitura municipal é que a cidade receba 50 mil turistas nos quatro dias de folia e isso vai gerar um impulso na economia. Bares, restaurantes e hotéis se preparam para receber os visitantes que devem desembarcar na cidade. Além dos ambulantes que esperam aumentar as vendas neste período de festa. Tudo isso gera receita para o município.

Recursos para Escolas de Samba

Outro ponto importante são os recursos destinados as escolas de samba. A Coordenação do Carnaval 2023 da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto (Secultd), realizou os repasses de fomento para a Liga das Escolas de Samba (LIESC). O recurso é uma inciativa da administração municipal que resgata a tradição dos desfiles das escolas de samba.

Neste ano, os tradicionais desfiles de escolas de samba estão de volta com cinco agremiações que irão disputar o título de Campeã do Carnaval Cametaense de 2023.