A Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social com participação da equipe do CRAS e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveram um encontro com estudantes da escola Osvaldina Muniz, na manhã de quarta-feira, 15, para debater acerca de temas gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis, as chamadas IST,s.

O objetivo é orientar acerca da prevenção da gravidez na adolescência e IST’s, visando levar informações seguras aos adolescentes de como se prevenir.

As IST,s são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.

No Brasil, o número de casos de gravidez na adolescência ainda é muito alto. São mais de 380 mil por ano, sendo mais frequentes os casos a partir dos 15 anos. Entre os riscos para a menina gestante, existe maior mortalidade materna, eclâmpsia, diabetes gestacional, hipertensão, anemia, infecções urinárias e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Para o bebê, existe maior probabilidade de parto prematuro, baixo peso ao nascer, desnutrição fetal nos casos em que a mãe têm anemia, malformações e síndrome de Down.