II FENAC amplia oportunidade para a produção e comercialização de produtos agrícolas em Cametá

A II Feira de Negócios da Agricultura de Cametá (FENAC), reuniu a Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, instituições ligadas ao agronegócio, produtores rurais, empresários e comunidade em geral para dois dias de debates, conhecimento e comercialização de produtos agrícolas e serviços.

No sábado (04), durante a abertura do evento, foram entregues 150 Cadastro Ambiental Rural (CAR) que irá beneficiar os produtores rurais com a licença ambiental de sua propriedade. Além de 40 cartas de créditos aprovadas para ampliação da produção dos agricultores por meio de financiamento bancário.

A Feira é uma oportunidade de negócios para o segmento agropecuário do município. Com o licenciamento ambiental em mãos, os agricultores terão a possibilidade de comprovar que sua propriedade está apta para realizar financiamentos de créditos e com isso ampliar sua produção.

“Somos responsáveis em levar uma visão de produção e geração de renda para o setor rural, principal gerador econômico do município. Nosso papel é reunir a Secretaria de Meio Ambiente e fazer a legalização ambiental de quem quer produzir, alertar para a pesca predatória, criar alternativas de sobrevivência para os ribeirinhos e trabalhar no desenvolvimento da cadeia produtiva do município”, pontuou o prefeito Victor Cassiano.

A iniciativa da gestão municipal em criar parcerias com as instituições para fortalecer a agricultura familiar, tem gerado grandes resultados. A exemplo do trabalho feito em conjunto com a Emater que possibilitou o financiamento de mais de 1 milhão de reais para os produtores junto aos bancos.

“A atual gestão tem feito uma administração de parcerias com órgãos e empresas para incentivar a economia. O investimento no acordo de pesca gera melhorias aos pescadores.  Além de parcerias com INCRA e demais entidades da área para entrega de títulos de terra aos produtores rurais”, declarou o presidente da Câmara, vereador João Paulo.

“Queremos um ano de 2022 muito melhor e promissor para nosso município. Por isso, trazemos essa proposta para desenvolver o município com temáticas que irá melhorar nossa cadeia produtiva envolvendo profissionais da área de biologia, técnicos agropecuários, homens e mulheres do campo que produzem todos os dias”, acrescentou o Secretário de Agricultura Raimundo Portilho.

Representando os agricultores da vila de Areião, o produtor Neto Melo, lembrou que solicitou a ajuda da atual gestão para os produtores da comunidade. “Obrigado prefeito por devolver a esperança para nosso povo”, agradeceu Neto Melo, ao receber o Acordo de Licenciamento Ambiental.

Texto: Marciélen Souto

Fotos: André Batista