Na manhã do último Domingo (29), foi realizada a inauguração da Casa Azul em Cametá, centro de referência para região do Baixo Tocantins no atendimento em Autismo, oferecendo uma equipe de multiprofissionais.

A proposta surgiu das lutas inclusivas de mães, que possuem grande dificuldade de encontrar atendimento especializado para o atendimento de seus filhos bem como ao aumento da demanda em busca de orientações e tratamento com profissionais da área.

O centro terá apoio socioassistencial e estimulação global das crianças dentro do espectro autista, buscando promover sua autonomia e desenvolver a resiliência familiar por meio do atendimento psicossocial, oficinas socioassistenciais, socioeducativas e psicopedagógicas.

As atividades incluem jogos, recreação, oficinas, encontros com familiares, grupos operativos e visitas domiciliares, que possibilitam aos participantes o desenvolvimento de aspectos criativos, de comunicação, cognição e interação social, tudo isso, tendo a família como co-terapeuta indispensável na evolução das crianças e adolescentes com TEA.

Na solenidade desta manhã estiveram presentes diversas autoridades, com destaque ao Prefeito de Cametá Victor Cassiano, Nayara Barbalho, Coordenadora de Políticas para o Autismo do Estado do Pará e o deputado Estadual Igor Normando. Também foi oferecida uma manhã de lazer para nossas crianças, com direito a brinquedos, participação de orquestras e danças locais.

A Prefeitura de Cametá reafirma seu compromisso com a Inclusão, dando demonstração de sensibilidade à causa autista, com o atendimento especializado.