Na tarde deste sábado, 15 de outubro, não por mera coincidência, a Prefeitura de Cametá entregou totalmente revitalizada e funcional a Nova Secretaria de Educação (SEMED), no antigo prédio do SENAI. A pedido do Prefeito Municipal, o prédio foi cedido EM 2021 por 20 anos para uso in comodato pelo município para gerir a administração da Secretaria de Educação e seus diversos departamentos e divisões que outrora funcionavam em muitos prédios alugados por toda a cidade, onerando as contas públicas.
Com a centralização destas divisões e departamentos, a Secretaria economiza em custos financeiros, logísticos, ganha celeridade nas decisões, além de passar a ter amplos espaços para reuniões, conferências e eventos em geral até mesmo de outras secretarias e órgãos públicos.
Na cerimônia desta tarde estiveram presentes diversas autoridades tanto da área da Educação quanto de outras secretarias. Também ocorreu a inauguração da Quadra Poliesportiva Gerson dos Santos Peres, uma sublime homenagem ao político cametaense que muito fez pelo município. Na oportunidade foram realizados sorteios de brindes para as categorias docentes e de apoio como Notebooks e televisores.
A categoria da Educação teve um ano de 2022 muito próspero. Entre tantas realizações, a Prefeitura realizou o pagamento imediato dos proventos deixados pela gestão passada; Realizou, após muito tempo, a Conferência Municipal de Educação; Pagou mais 5% de tempo de serviço pros concursados de 2021; Pagou o Piso nacional de 32,23% aos professores; Pagou a dívida do Precatório para professores e pessoal de apoio; Elevou o IDEB em 2021 acima do esperado em contraste com muitos municípios paraenses; além de adotar o programa Educação Transforma Cametá que tem possibilitado um maciço investimento na construção de novas escolas, instrumentalização e modernização de prédios escolares, reformas e adequações necessárias e muita coisa vem por aí, como a entrega de várias dezenas de novas escolas até 2024.
Com esta belíssima, ampla e funcional sede nova, a Secretaria Municipal de Educação segue sua jornada de gestão das políticas municipais na área da educação, coordenando e conduzindo os processos da secretaria, favorecendo que a equipe trabalhe de maneira articulada para consolidar o plano de governo da prefeitura e cumpra o planejamento estratégico estabelecido. Um belo presente para a Educação, no Dia do Professor.