Carapajó constitui-se no distrito mais visitado pelo cametaense, pois é rota de passagem e acesso a outros municípios, entre os quais a capital Belém. Sua história remonta o início do século XIX. Hoje sendo uma sede distrital, agrega mais duas vilas satélites: Bom Jardim e Porto Grande. Percebe-se, com isso, que por sua importância e tradição histórica e pelo progresso que inexoravelmente permitirá esta vila se tornar uma cidade algum dia, necessita ter um mercado digno, decente, organizado, do jeito que sua população merece e clamou nos últimos anos.
Pensando nisso tudo, na manhã deste sábado, 10 de dezembro de 2022, foi realizada a inauguração do Mercado da Vila de Carapajó, uma importante conquista para essa comunidade que agora possui um lugar digno para comercialização de alimentos de origem animal no dia a dia, além de um espaço de sociabilidade e de encontros.
A nova estrutura é toda em concreto e armação de cobertura em ferro, garantindo uma vida útil mais prolongada e segurança para nossos comerciantes.