Ele é o prato principal da mesa do Cametaense. Carregado de cultura e tradições do nosso povo. Pode ser frito, assado com “lixo dentro”, cozido com legumes e limão, ou simplesmente “moquiado” acompanhado de um belo açaí com farinha.Esse é o Mapará, símbolo da culinária cametaense.
O peixe mais importante e apreciado da nossa região. Somos conhecidos como a terra do Mapará e esse título ninguém pode tirar!
Milhares de famílias de ribeirinhos vivem da pesca artesanal baseada principalmente do Mapará, um peixe saboroso que é adorado por todos nós!
Mas ele vem desaparecendo…
A redução no volume de mapará nos rios do Baixo Tocantins é uma realidade que nos preocupa.
A diminuição tá ligada a vários fatores, mas o principal, é a pesca predatória de forma descontrolada, onde pescadores usam redes proibidas por lei e não respeitam o defeso, o período de suspensão da pesca, que vai de novembro a fevereiro de todos os anos, e é essencial para a reprodução dos peixes.
Nossa gestão vai a luta, não podemos permitir que o nosso peixe desapareça! Vamos fortelecer os acordos no período defeso, intensificar as fiscalizações, visando contribuir para a manutenção do peixe em nossa região
E você parente, nos ajude! Evite pescar em período de defeso, evite comercializar e consumir os “fifites”.