Nota de Esclarecimento: Sobre o Retorno das Atividades Escolares

A Proposta Pedagógica de Contingência frente ao COVID-19, voltada para a rede municipal de ensino de Cametá, a qual consiste em um instrumento coletivo e construção de estratégias e ações frente à Infecção Humana causada pelo Coronavírus.

Documento elaborado pelo Comitê de Contingência da COVID-19 da Secretaria Municipal de Educação, com efetiva participação do SINTEPP, apresenta apontamentos e estratégias emergenciais para dar seguimento as atividades pedagógicas (em caráter de revisão) sem contabilizar carga horária para retomada do ano letivo, no formato Ensino Remoto emergencial.

A Secretaria de Educação do Município propõe um quadro diversificado de ações e estratégias metodológicas, de modo que sejam capazes de proporcionar aos alunos da Rede municipal de Ensino a retomada de seus estudos em forma remota, resguardando, sobretudo, a vida de todos os membros das comunidades escolares de Cametá.

Nestas perspectivas, as estratégias serão executadas mediante o uso de plataformas e tecnologias digitais e estudo dirigido, através de 5 linhas de atuações e metodologias diversificadas, sendo: o estudo dirigido; a disponibilidade do professor plantonista (para um atendimento semanal para entrega de atividades impressas aos pais de alunos); aulas em grupos de whatssap/por turma; portal alunos web Cametá; e a TV/Rádio Escola Cametá. Cada escola analisará a realidade em que seus alunos estão inseridos, demandando de forma mais eficaz as estratégias, criando maior diálogo com os pais.

A Secretaria Municipal de Educação não está, sobre hipótese nenhuma, orientando um retorno presencial dos alunos, fato este, que está sendo divulgado de modo errôneo por aqueles que não têm compromisso em fazer a leitura do documento e conhecer as orientações feitas pelo Comitê. Nos dias 04, 05, 06 e 07 de agosto, foram realizadas reuniões com as equipes diretivas das escolas municipais, para apresentação da Proposta de Contingência e os resultados estão sendo positivos nos encaminhamentos dos trabalhos com os professores e familiares.

Agradecemos a parceria e a boa vontade de todos para realização deste imenso desafio, que é garantir a todos nossos alunos a continuidade das atividades educativas.