Em reunião com técnicos do Ministério do Meio Ambiente e diretoria do Projeto ANDUS, nesta terça-feira (23), em Brasília, o prefeito Victor Cassiano, acompanhado pelo coordenador do Projeto ANDUS em Cametá, Osvaldo Matos e pelo Secretário Municipal de Planejamento, José Osvaldo de Barros, afirmou que a parceria vai trazer conquistas importantes para o município.
“É um projeto que vai ajudar Cametá no desenvolvimento urbano sustentável. Com diversas ações para todas as regiões do município, com financiamentos, consultorias que farão Cametá avançar ainda mais nesta gestão”, enfatizou o prefeito.
O Projeto é uma iniciativa de cooperação técnica entre o governo brasileiro e o governo alemão que visa a compatibilização de instrumentos do planejamento e da gestão urbana e ambiental, em direção a uma visão de desenvolvimento urbano, cujo o objetivo é a elaboração de uma estratégia nacional de desenvolvimento urbano, ancorada no tripé econômico-social-ambiental da sustentabilidade.
“Acreditamos que nosso município terá apoio para a captação de recursos que serão investidos em vários setores. Fizemos um diagnóstico do município e trouxemos diversas demandas para debater com a diretoria do Projeto ANDUS que trarão muitos benefícios para nossa população”, declarou o secretário José Osvaldo.
Em seguida, a equipe participou do debate a respeito do Projeto ProteGEEr que também faz parte do pacote de cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha e visa promover uma gestão sustentável e integrada dos resíduos sólidos urbanos, articulada com as políticas de proteção do clima.
Outro tema da reunião diz respeito do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), com o objetivo de responder o reflexo da fragilidade dos ecossistemas da orla, o crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes.