Prefeitura de Cametá oferece exames de mamografias gratuitamente para prevenção do câncer de mama

Para prevenir e combater o câncer de mama entre mulheres do município, a Prefeitura Municipal de Cametá, por meio da Secretaria de Saúde atendeu gratuitamente mais de 400 mulheres com exames de mamografias no município.

De acordo com o Secretário de Saúde, Klennard Ribeiro, o procedimento é essencial para a detecção precoce do câncer de mama e as mulheres podem solicitar o exame na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa ou em qualquer serviço que for atendida.

“A mamografia deve ser realizada a cada dois anos por todas as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, mesmo sem qualquer sintoma ou conforme solicitação médica para mulheres em qualquer idade, por isso disponibilizamos o exame o ano todo, para que mais mulheres possam ser atendidas”, afirmou o secretário.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama se detectado precocemente tem até 95% de chance de cura. Daí a importância de fazer o auto exame, realizar a mamografia e consultar o médico periodicamente.

Por isso, os profissionais da Secretaria de Saúde reforçam a importância dos cuidados preventivos ao câncer de mama e realizaram várias ações para as mulheres em todos os seus serviços de saúde para a conscientização de procurar atendimento.

Texto: Marciélen Souto

Departamento de Comunicação -DECOM