Prefeitura de Cametá promove a 6ª Conferência Municipal das Cidades para debater o fortalecimento das políticas de desenvolvimento urbano

0

Promover debate sobre “Cidades Democráticas, Inclusivas e Sustentáveis”, é o tema da 6ª Conferência Municipal das Cidades, realizada nesta terça-feira (27/06), no auditório do IFPA, em Cametá. E que nesta edição, traz como lema o fortalecimento das políticas de desenvolvimento urbano com a participação da população e controle social.

A realização da conferência é uma necessidade de suprir anseios da sociedade sobre a gestão democrática da cidade e a participação popular nas políticas públicas; moradias de qualidade; acesso à terra e regularização fundiárias, além de políticas de saneamento básico e ambiental que garantam a preservação do meio ambiente.

O objetivo é construir e fortalecer a política de desenvolvimento das cidades, com a participação e a interlocução dos diversos segmentos da sociedade civil organizada e o poder público (executivo e legislativo), nos três níveis de governo.

Na oportunidade, quatro eixos temáticos serão tratados durante os debates, são eles: Habitação; Planejamento territorial urbano; Trânsito, transporte, mobilidade e acessibilidade e; Saneamento ambiental.

“A 6ª Conferência Municipal das Cidades é um evento importante para nortear as políticas públicas de desenvolvimento no município de Cametá, ligada à habitação, fomento de desenvolvimento rural sustentável, ao planejamento das cidades inteligentes, além da prestação de contas”, destacou Osvaldo Barros, Secretário de Planejamento.

De acordo com Itamar, diretor do IBGE Cametá, “é um momento fundamental para a discussão de temas sociais, ambientais, tecnológicos e uma forma da sociedade construir sua própria identidade”, declarou.

De acordo com o Prefeito Victor Cassiano, a conferência é um evento importante para o município que vai pautar as demandas de avanços da cidade, prestar contas do trabalho que está sendo feito em obras, entre outros temas. Ele destacou a oportunidade de investimento que Cametá está tendo com o orçamento dos repasses constitucionais do governo federal, na ordem de R$ 300 milhões de reais e o orçamento do município que hoje está em R$ 650 milhões.

“Com dois anos de trabalho nós temos 350 milhões extra no orçamento em obras na educação, infraestrutura, assistência social em todo o município. Com entregas de CRAS, ambulanchas, ambulâncias, postos de saúde, asfalto, drenagem. Assim como a regulamentação fundiária, onde estamos transformando as vilas em zonas urbanas e a prefeitura vem trabalhando muito para entregar um município melhor para o povo cametaense”, concluiu o prefeito.

Entre os participantes estavam secretários, representantes da sociedade civil organizada, coordenadores, entre outras autoridades.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade