Na manhã da última sexta-feira (23/12), realizou-se um evento memorável e de extrema importância para o povo ribeirinho e rural e para a educação: assinatura pelo Prefeito de Cametá de três Ordens de Serviços.
A primeira para construção de 72 postos de abastecimento de água potável para atender 72 comunidades. A Água é um bem precioso para todos os seres humanos. O cametaense tem sua cidade e grande parte das vilas banhadas pelo Rio Tocantins, centenas de comunidade rurais e outra centena de ilhas não possuem acesso à água potável. Segundo o SAAE (Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Cametá), em torno de 14 mil domicílios no município são servidos pelo abastecimento de água de poços artesianos que possuem água tratada. De 25 a 28 mil habitantes de Cametá não possuem oferta desse serviço, mas que com a assinatura dessa Ordem de Serviço, 72 comunidades terão acesso á agua potável e será drasticamente reduzido esse percentual.
A segunda Ordem de Serviço é para construção 43 novas escolas, pois sabe-se que Cametá possui uma clientela de mais de 33 mil alunos, mas considerável parcela destas estudam em escolas improvisadas em barracões comunitários ou espaços cedidos, mas terão, em breve, uma escola para se orgulhar.
A terceira Ordem de Serviço é para reforma e ampliação de 89 unidades escolares. Durante dois anos de pandemia muitas escolas ficaram sem manutenção e já trazendo consigo falta de investimentos anteriores que as deixaram necessitadas de reformas estruturais, além de ampliação devido às constantes buscas por vagas anualmente.
Isso tudo gerou um massivo investimento na ordem de R$ 125 milhões que darão água de excelente qualidade para comunidades carentes, beneficiando 25 mil consumidores e escolas para atender mais de 30 mil crianças e adolescentes.
Nunca antes a Prefeitura de Cametá fez tanto em prol de seu povo como nestes dois anos.