Nesta quinta-feira,16, um evento importante marcou a inauguração da Fábrica Esperança em Cametá, um projeto social inovador dedicado a capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade no município. A iniciativa, que visa oferecer oportunidades concretas para mulheres locais que enfrentam dificuldades socioeconômicas, é liderada pela Prefeitura de Cametá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Governo do Estado por meio da Associação Polo Produtivo Pará, organização sem fim na econômicos.
A cerimônia de inauguração, reuniu o prefeito Victor Cassiano, a secretária municipal de Assistência Social, Jéssica Wanzeler, membros da comunidade, autoridades locais e apoiadores do projeto.
Em seu discurso, a secretária, Jéssica Wanzeler, expressou sua gratidão a todos os parceiros e apoiadores que tornaram a Fábrica Esperança uma realidade. “Temos aqui um local de oportunidades para essas mulheres, mães de famílias que se profissionalizar e melhorar vida de suas famílias”, declarou a secretária.
Em seguida o prefeito Victor Cassiano, destacou a importância de fornecer um ambiente seguro e acolhedor onde as mulheres possam adquirir novas habilidades e reconstruir sua autoestima e confiança. “Este é mais uma política de promoção social, inclusão, cidadania e oportunidade de emprego e renda que estamos promovendo em nosso município. Um projeto que iniciou lá atrás e que hoje conseguimos se tornar realidade”, ressaltou o prefeito Victor Cassiano.
A Fábrica Esperança é um espaço equipado com máquinas de costura, área de design e materiais necessários para a produção de peças de vestuário. Durante a cerimônia de inauguração, os fundadores compartilharam sua visão de empoderar mulheres por meio da habilidade e da criatividade, proporcionando treinamento profissional e oportunidades de emprego sustentável.
E para iniciar os trabalhos, após o curso, as alunas terão a oportunidade de fabricar 100 mil uniformes que serão adquiridos pela gestão municipal para os profissionais da saúde, educação e outras áreas.
Além de treinamento em costura e design, o projeto também promove habilidades empreendedoras e financeiras, capacitando as mulheres a se tornarem autossuficientes e a construírem um futuro mais próspero para si mesmas e para suas famílias.
O impacto inicial do projeto já é visível, com dezenas de mulheres se inscrevendo para participar do programa. As inscrições serão realizadas nas unidades do CRAS tanto na cidade quanto no interior e para se inscrever é necessário estar cadastradas em um programa social do município.
A Fábrica Esperança é mais do que um espaço físico, é um local de oportunidade para as mulheres de Cametá, demonstrando que com o apoio adequado e a determinação, é possível transformar vidas e fortalecer comunidades inteiras.
Texto: Marciélen Souto
Foto: André Batista
Departamento de Comunicação – DECOM