A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta terça-feira (04/10), no auditório do IFPA Cametá, o evento alusivo ao DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
No evento desta manhã estiveram presentes Klenard Ranieri – Secretário de Saúde; Marcelo Veiga, Diretor do Hospital Regional de Cametá; Rosilda Progênio, representante da classe dos ACS; além do Prefeito de Cametá Victor Cassiano e do Vice Ênio de Carvalho.
Foram entregues os novos uniformes da classe e um kit (colete, bolsa, chapéu, camisa gola polo manga curta, camisa manga longa com proteção UV, prancheta, caderno capa dura, lápis, caneta, borracha, marca texto e corretivo), além do anúncio da ampliação futura do serviço nas áreas descobertas do município e uma emenda parlamentar que irá fortalecer os trabalhos dos ACS’s com 290 tablets.
“Através de uma emenda parlamentar conseguimos comprar 290 tablets onde vêm instalado um programa, logo o ACS não vai utilizar mais a caneta para fazer anotações, vai ser tudo digitalizado, com chip online para que os dados repassados sejam feitos diretamente no sistema da saúde para não perdermos mais recursos”, completou Victor Cassiano.