Na manhã da última quinta-feira (15), ocorreu a abertura do evento promovido pela Prefeitura de Cametá através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA).
Esta Conferência tem o objetivo de promover ampla mobilização social no município de Cametá, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
Este ano a Conferência traz como tema: “A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempo de Pandemia da COVID-19: Violações e Vulnerabilidades – ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
As mini-plenárias para as escolhas dos delegados ocorreram de 01 a 07/12 nos diversos CRAS na cidade e em Vila do Carmo.

Compondo a mesa de abertura estiveram presentes: Elane Pinto (Secretária de Assistência Social), Klenard Ranieri (Secretário de Saúde), Fernanda Pinto (Presidente do CMDCAC – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Cametá), as crianças: Eline Sonia Prestes, Diogo Pinto Cassiano e Eduan Robson Guimarães (adolescente); Jailma bandeira (Conselho Estadual Dos Direitos de Crianças e Adolescentes) Almiro Leão (Conselho Tutelar Rural), Robson Tenório (Conselho Tutelar Urbano), Josiane Marques (SEMED).

Na quinta-feira pela manhã aconteceu a mesa de abertura, uma homenagem ao sr. Jeoval e apresentação do Balé Arte e início dos trabalhos com aprovação do Regimento. Após o intervalo, uma palestra com o tema da Conferência.

No período da tarde deu-se a formação dos Grupos de Trabalho (GT’s) seguidos de formação de mesas e debates
Na sexta-feira, no encerramento, deu-se a apresentação das propostas aprovadas nos 5 eixos de discussão e votação na plenária.