Secretaria Municipal de Saúde Departamento de Vigilância em Saúde

0

A Secretaria Municipal de Saúde, ciente e atenta ao alcance que a infecção respiratória pelo conhecido coronavírus (Covid-19) vem alcançando, tem a informar que:
Até o presente momento (17.03.2020), conforme o boletim epidemiológico do Covid-19, do Departamento De Vigilância Em Saúde Do Estado do Pará e do Município de Cametá, não temos ocorrência de casos confirmados no estado Pará, bem como, no Município de Cametá não há casos suspeitos a serem notificados.

A Secretaria Municipal De Saúde está monitorando ininterruptamente todas as notícias de casos suspeitos, mesmo que assintomáticos, ou decorrente de fakenews, e que já dispõe de um plano de contingência para eventual agravamento do problema em nosso município.

Devem ser mantidos os métodos de prevenção e controle, com coerência e responsabilidade,  através dos mecanismos já amplamente divulgados pelos meios de comunicação para se evitar o eventual alastramento da infecção.

A preocupação geral é compreensiva, mas não há motivação para que se promova “quarentena geral de toda população”, com a suspensão dos principais serviços como educação, serviço público municipal, rotina de trabalho, pratica de exercícios físicos, dentre outros.

Devemos lembrar que o sistema de saúde público do país vem sendo elogiado por outros países que cometeram erros diante do enfrentamento e controle da doença, e que o Brasil, por sua conduta no acompanhamento da contaminação pelo covid-19, serve de exemplo para outras nações.

Assim, recomendamos cautela, e por isso, sugerimos que eventos, reuniões, aglomerações
ou similares, ainda que recreativos, que não sejam estritamente necessários, sejam evitados.

E se você se encontra com sintomas de problemas respiratórios, mesmo não havendo indicação de infecção pelo coronavírus, mantenha o cuidado de sempre: ficar em casa, evitando maiores contatos, alimentando-se e hidratando-se adequadamente, e em caso de agravamento do seu quadro, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Destacamos que a Prefeitura de Cametá deverá adotar as medidas sanitárias devidas de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde Pública, plano de contingência municipal, tendo como parâmetro os eventos sentinelas no Estado do Pará, e Município de Cametá.

Estamos vigilantes!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade