Na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Departamento Pedagógico – Divisão de Educação do Campo, em parceria com Universidade Federal do Pará (UFPA) e Movimentos Sociais Quilombolas de Cametá, reuniu professores, gestores, coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino que atuam na educação básica em comunidades Quilombolas, além de lideranças Quilombolas, para discutir a implementação das diretrizes da Resolução CNE/CEB 08/2012, no V Encontro de Formação Escolar Quilombola.
Participaram do evento, a professora Neodelene Arnoud Mocbel; Alexandre Pantoja, coordenador do departamento pedagógico; Elida Monteiro, coordenadora da educação escolar da Malungo; Mariele Silva, representante do município de Concórdia do Pará; e demais representantes de associações comunidades quilombolas.
“Estamos na luta dando passos importantes de reconhecimento de nossas comunidades remanescentes do quilombo, além de empoderar essas comunidades”, afirmou o coordenador Alexandre Pantoja.
Para a representante da prefeitura de Concórdia do Pará, Mariele Silva, “participar desse momento é fundamental na luta dos nossos processos históricos. Além de discutir a modalidade escolar que deve ser trabalhada nas escolas das comunidades Quilombolas, compartilhar experiências e agregar mais aos trabalhos de movimento enquanto secretaria escolar”, defendeu Mariele.
Na oportunidade, o professor Edir Augusto, representante da UFPA destacou que Cametá é um dos primeiros municípios que se formou quilombos na Amazônia. “O propósito é fazer com que as diretrizes nacional seja cumprida no município”, declarou o professor.
Coordenadora da regional Tocantina, Élida Monteiro, ressaltou que “tenho todo o respeito à luta dessa categoria. Estou aqui para contribuir e também aprender com as experiências de cada um”, concluiu.