A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou nesta quinta-feira (01-06), a XII Conferência Municipal de Assistência Social, que neste ano, trouxe como tema a Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal e contou com a participação do Vice-Prefeito e Secretário de Educação, Ênio de Carvalho; vereadores e representantes de diversas entidades ligadas à Assistência Social.

Neste ano, cinco eixos considerados fundamentais nesse processo de reconstrução serão debatidos por representantes do CREAS e CRAS, que são: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos, além de Benefício e transferência de renda. O objetivo é criar propostas de políticas públicas para tornar o SUAS cada vez mais eficaz no controle e combate à vulnerabilidade social.

De acordo com a Secretária, Elaine Cassiano, é muito importante esta discussão em prol do SUAS para que os serviços cheguem até as pessoas que realmente precisam cada vez mais.  “Desde que assumimos a Secretaria, superamos os obstáculos e conseguimos atender a comunidade que necessitam dos serviços. Continuamos a luta para que as políticas públicas cheguem aos locais mais vulneráveis do nosso município”, declarou a Secretária.

A SEMAS, desenvolve um trabalho de assistência importante junto à comunidade cametaense com diversos serviços socioassistenciais que visam o desenvolvimento humano, econômico e social dos cidadãos.

Atualmente a Secretaria conta com sete Centros de Referência de Assistência Social-CRAS, entre eles estão as unidades CRAS Quilombola e CRAS Ribeirinho, que no total atendem mais de 47 mil famílias por mês com a realização de atividades voltadas a oferta de serviços e ações de proteção básica. Além de diversos programas, ações e projetos que atendem diversos setores da sociedade.

A Secretaria também conta com o CREAS, que oferta serviços especializados às famílias e indivíduos em situação de ameaças ou violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, entre outras.